O que é
Estratégia?

O que é
Estratégia?

O futuro não está separado do presente. Se você quiser adivinhar com precisão onde sua empresa estará daqui há alguns anos, tudo o que você precisa fazer é responder a essa pergunta simples: Como você define sua estratégia de negócios hoje?

Se sua estratégia de negócios não estiver claramente definida, será impossível desenvolver e alcançar crescimento, além de não atingir suas metas pessoais como empreendedor e líder de negócios.

A maneira de obter sucesso em um negócio

Existem dezenas de maneiras de obter sucesso nos negócios, mas o principal é o fato de que você deve ser realista, tanto sobre o que pode conseguir com seus recursos existentes quanto sobre as oportunidades que o mercado oferece. Comece com a noção de que simplesmente não é possível ser tudo para todas as pessoas. E, apesar do objetivo para o qual todos os negócios devam trabalhar é se tornar líder de mercado, essa não é a única maneira de obter sucesso no longo prazo.

A chave é se concentrar em seus pontos fortes, refrear os pontos fracos e encontrar uma maneira de aproveitar esses pontos fortes para expulsar os concorrentes. E é aí que sua estratégia de negócios ajuda você.

Especificamente, o planejamento estratégico define o que precisa ser feito para atender às metas do negócio, o que também significa que ajuda a tomar boas decisões relacionadas à contratação (e demissão) e alocação de recursos. E embora todos os departamentos precisem trabalhar de forma independente e inovadora, um bom planejamento estratégico garante que não haja conflito entre os membros do negócio.

Em suma, sua estratégia de negócios é um resumo de como seus negócios planejam atingir suas metas e melhorar e sustentar sua posição no setor. Pode ser uma página curta e cheia de marcadores ou um livreto completo que define o objetivo do negócio, seus pontos fortes, mercado-alvo e linha de produtos.

Análise de Força, Fraqueza, Oportunidade e Ameaça

A análise SWOT (em inglês, Strength, Weakness, Oportunity e Threat) é uma estrutura usada para avaliar a posição competitiva de uma empresa e ajuda a desenvolver o planejamento estratégico. A análise SWOT avalia fatores internos e externos, bem como o potencial atual e futuro.

Uma análise SWOT é projetada para facilitar a visão realista que citamos anteriormente, baseada em fatos e dados dos pontos fortes e fracos de uma organização, suas iniciativas ou setor. A organização precisa ter uma análise precisa, evitando crenças pré-concebidas ou áreas cinzentas, concentrando-se nos contextos da vida real. As empresas devem usá-la como um guia e não necessariamente como receita médica.

Principais pontos

  • A análise SWOT é uma técnica de planejamento estratégico que fornece ferramentas de avaliação.
  • A identificação dos pontos fortes, fracos, oportunidades e ameaças leva à análise baseada em fatos, novas perspectivas e novas ideias.
  • A análise SWOT funciona melhor quando diversos grupos ou vozes dentro de uma organização são livres para fornecer pontos de dados realistas em vez de mensagens prescritas.

Compreendendo a análise SWOT

A análise SWOT é uma técnica para avaliar o desempenho, a concorrência, o risco e o potencial de um negócio, bem como parte de um negócio, como uma linha ou divisão de produtos, um setor ou outra entidade.

Usando dados internos e externos, uma análise SWOT pode dizer a uma empresa onde ela precisa melhorar internamente, além de ajudar a desenvolver planos estratégicos.

Usando dados internos e externos, a técnica pode orientar os negócios em direção a estratégias com maior probabilidade de sucesso e se distanciar daquelas com menor chance de sucesso. 

Compreendendo os pontos

Os pontos fortes descrevem o que uma organização se destaca e o que a separa da concorrência: uma marca forte, uma base de clientes fiel, um balanço sólido, tecnologia exclusiva e assim por diante. Por exemplo, um fundo de hedge pode ter desenvolvido uma estratégia de negociação proprietária que retorna resultados melhores que o mercado em geral. Ela deve decidir como usar esses resultados para atrair novos investidores.

As fraquezas impedem uma organização de executar em seu nível ideal. São áreas em que a empresa precisa melhorar para se manter competitiva: uma marca fraca, rotatividade acima da média, altos níveis de dívida, uma cadeia de suprimentos inadequada ou falta de capital.

As oportunidades se referem a fatores externos favoráveis ​​que podem dar uma vantagem competitiva à organização. Por exemplo, se um país reduz as tarifas, um fabricante de automóveis pode exportar seus carros para um novo mercado, aumentando as vendas e a participação de mercado.

As ameaças se referem a fatores que podem prejudicar uma organização. Por exemplo, uma seca é uma ameaça para uma empresa produtora de trigo, pois pode destruir ou reduzir o rendimento da colheita. Outras ameaças comuns incluem coisas como aumento dos custos de materiais, aumento da concorrência, escassez de mão-de-obra e assim por diante.

A necessidade de planejamento estratégico nos negócios

Em quase todos os casos, é muito mais barato manter os clientes atuais do que buscar constantemente novos. E esta é uma área importante em que o planejamento estratégico é fundamental. Na ausência de um plano de negócios sólido, será difícil gerar a lealdade do cliente. As empresas que não possuem diretrizes específicas sobre como atender aos clientes existentes correm o risco de se perder mais tarde, e um concorrente pode facilmente tirá-los da sua mão apenas enfatizando o atendimento ao cliente.

Outro lugar em que uma estratégia de negócios é útil é na alocação de recursos, conforme falamos no início. Sua empresa, não importa o tamanho, sempre terá recursos limitados, o que exige a necessidade de um gerenciamento eficiente, para que esses recursos possam ser usados ​​com a máxima eficácia. Um plano de negócios sólido ajuda você a unir recursos como funcionários, valor da marca, clientela, marcas comerciais e parceiros de fornecimento etc., para obter uma vantagem competitiva e também criar produtos e promoções que atendam diretamente ao seu mercado-alvo.

Se os recursos não forem gerenciados com eficiência, é provável que a empresa perca receita e clientes a longo prazo.

Em terceiro lugar, a expansão dos negócios também é uma meta que não pode ser alcançada sem estratégia. Se seus objetivos de expansão forem detalhados, ficará mais fácil para você e sua equipe explorar oportunidades fora da sua prática comercial padrão para facilitar a expansão da empresa. Você poderá reservar um orçamento e contratar empresas apropriadas para pesquisas de mercado que não apenas coletem e conectem os dados, mas também analisem tendências para ajudá-lo a identificar nichos inexplorados.

Como fazer um planejamento estratégico?

Agora que você sabe o que é planejamento estratégico e por que é tão importante, vamos agora examinar algumas dicas sobre como lidar com esse processo essencial da melhor maneira possível.

Seja crítico

É muito natural supor que você criou a melhor estratégia para o seu negócio. No entanto, nosso atual momento econômico não permite que você aprecie essas noções equivocadas de perfeição. Veja como o cenário de negócios mudou nos últimos 10 anos devido ao surgimento de mídias sociais e dispositivos portáteis. Se você continua vivendo da era da Web 2.0, então está vivendo no passado. Qualquer start-up de hoje pode “roubar” seus clientes e seu dinheiro.

Portanto, mesmo se você estiver administrando uma empresa familiar nas últimas três gerações, nunca deixe de lado sua mentalidade crítica. Questione todas as suposições e sempre incentive o brainstorming.

Foco nos Resultados

Esse ponto é a continuação do anterior. Quando você define metas para o seu negócio e estratégias para alcançá-las, obviamente possui um prazo realista para esperar resultados. Se nada se concretizar, você precisará voltar ao ponto 1, ou seja, questionar suas suposições e discutir novas ideias.

Essa é a mentalidade de tentativa e erro que deve impulsionar seus negócios. Quando você aprende a tomar medidas corretivas no momento certo, evita acumular problemas maiores a longo prazo, como contratar pessoas erradas ou investir na estratégia de marketing errada.

Tome uma atitude!

Finalmente e mais importante, mantenha um equilíbrio saudável entre planejamento e ação. Embora o planejamento seja necessário, quando você se senta para planejar cada ponto com detalhes desnecessários, está apenas desperdiçando seus recursos. 

Nunca se paralise planejando demais. Quando você está operando em um ambiente competitivo, cada segundo conta. Portanto, aprenda a tomar decisões e implementá-las. Se elas funcionam, muito bem, e se não, então você deve reformular seu planejamento estratégico.

Vamos conversar sobre o que podemos fazer pela estratégia da sua empresa?

Fale com a gente pelo WhatsApp

Projetos com Estratégia