www.circuitodoscristais.com.br

BRANDING E CAMPANHA DE LANÇAMENTO DO MAIOR COMPLEXO DE ESPORTE A MOTOR DA AMÉRICA LATINA

HISTÓRICO

Empreendimento localizado na cidade de Curvelo/MG, o Circuito dos Cristais é o primeiro autódromo internacional de Minas Gerais e o maior complexo de esportes a motor da América Latina. Com uma área de quatro milhões de metros quadrados, é o primeiro empreendimento neste modelo em território nacional. Além do autódromo, o complexo conta com uma área residencial exclusiva em formato de clube-condomínio, o Casa de Pista. Uma grande área de preservação permanente e estrutura para diversos esportes on e off-road completam o projeto. Ainda há a previsão de uma segunda etapa com a implementação de áreas comerciais, estrutura hoteleira e conveniências.

DEMANDAS

Por ser um modelo de negócio inovador no Brasil, era preciso criar o conceito do projeto e definir uma imagem para apresentação ao público-alvo e a partir deste ponto criar abordagens comerciais e campanhas. Além do nome do complexo, o desafio era alinhar a imagem da pista de corrida ao clube-condomínio sem que os pontos negativos do autódromo (como barulho, por exemplo) interferissem no bem-estar do ambiente familiar presente na proposta do condomínio. Além desse desafio interno, havia como fator externo a descrença no projeto por parte da mídia especializada e dos fãs de velocidade. A maioria deles estava descrente de que um projeto dessa dimensão pudesse sair do papel em Minas Gerais.

RESULTADOS

A primeira parte do trabalho de branding buscou definir o conceito do empreendimento. Estabelecemos três âncoras: “Automobilismo de alto nível”, “Estilo de vida sofisticado” e “Ascensão imobiliária”. Aliados a estes conceitos, a comunicação deveria transmitir “Esportividade”, “Confiabilidade” e “Qualidade de vida”. Assim, ao batizar o autódromo, o desafio foi encontrar um nome adequado ao apelo esportivo, à moradia e à qualidade de vida, igualmente.

Durante as pesquisas, identificamos que tradicionalmente os nomes dos autódromos internacionais estão ligados a marcos geográficos de sua região. Desta forma, relacionamos a imagem do complexo a um local em meio a natureza. Tranquilo, exclusivo. Como a região onde se localiza o complexo é conhecida pelos cristais em seu solo, optamos utilizar este nome aliada à palavra Circuito. Além de funcionar como sinônimo de autódromo, o que já indica claramente a proposta da marca, ela também denota uma relação com conceitos de turismo e bem-estar (como Circuito das Águas, por exemplo). Surgia, assim, Circuito dos Cristais. Apesar da simplicidade, o nome transmite sofisticação e sensação de lugar aprazível. Aliado ao nome, criamos o conceito Race Resort Residence para identificar os atributos agregados do complexo.

Após estas definições iniciamos o planejamento de mídia. A primeira ação foi a criação do website do Circuito como plataforma para receber o público oriundo de outras mídias. A campanha de rádio foi lançada na rádio CBN em horário nobre por se tratar de um veículo que agrega valor e possui como ouvintes o público-alvo do empreendimento. Painéis de Led com um vídeo apresentando o Circuito também foram espalhados pela cidade de Belo Horizonte. Paralelamente utilizamos o Facebook para fomentar o relacionamento com os interessados em se associar ao clube e adquirir sua Casa de Pista. O resultado destas ações iniciais foi a comercialização de quase 30% das Casas de Pista antes mesmo de seu lançamento oficial. Como consequência desta procura, o produto sofreu uma valorização de quase 100% em um período de apenas 5 meses.

PRODUÇÃO